Projeto afasta 2.440 crianças do trabalho infantil ...

"A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento (...). Eles têm direito ainda a "brincar, praticar esportes e divertir-se". Os dois trechos, extraídos da Lei n° 8.069 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), resume um pouco do trabalho que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), vem intensificando nos últimos cinco anos.

Um dos projetos de sucesso nesta área é o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que atende 2.440 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 15 anos e 11 meses. Para lembrar a luta contra esse tipo de exploração é comemorado, nesta sexta-feira (12), o 'Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil'.

Na Capital, o trabalho do Peti é desenvolvido em 28 núcleos. Neles, os jovens têm acesso a diversas atividades oferecidas no horário oposto ao escolar. Nas oficinas de música, o programa tem atualmente cinco grupos de percussão que reúnem 120 crianças e adolescentes. Os meninos e meninas que fazem parte do projeto já gravaram um CD, que está em fase de acabamento para ser lançado.